Mensagem de boas-vindas

A criação da “Câmara de Comércio de Portugal e China” (CCPC-PME), constitui um momento de relevante actualidade no quadro das relações entre os dois países e as duas economias.

Este é um projecto há muito tempo pensado e que surge em pleno contexto de pandemia por Covid-19, como um sinal de recuperação e retoma da economia. E é também um projecto que vem preencher um vazio nas relações comerciais em Portugal e a China.

 

A Câmara de Comércio Portugal-China, PME nasceu da necessidade dos pequenos e médios empresários que em Portugal e na China querem exportar e/ou importar os seus produtos. Desenhada para descomplicar, a Câmara quer ajudar a internacionalizar as pequenas e médias empresas e optimizar as relações comerciais e as trocas económicas entre Portugal, China. Macau ou outros países de expressão portuguesa.

 

Aproveitando a localização privilegiada de Portugal e as boas relações, ao nível político, diplomático e econômico entre os dois países, queremos promover e potenciar as trocas comerciais bilaterais.

Tenho a certeza de que as PME, sobretudo as portuguesas, vão sentir muitas dificuldades ao nível da importação e exportação nos tempos mais próximos. Vamos trabalhar nesse sentido e tentar criar um centro de negócios com os maiores portais de venda online na China. Já temos empresas disponíveis para participar e nos apoiar.

 

São vários os projectos que queremos implementar e que vão além da mera troca de produtos. Já estamos a trabalhar na criação de um fundo de investimento para os setores agroalimentar e do turismo, com um valor inicial para já de 10 milhões de euro e em breve teremos mais novidades que certamente irão interessar ao pequeno e médio empreendedor.

 

Estamos também a trabalhar na criação de “Casa de Portugal” que pretendemos que torne numa das maiores plataformas de venda online e onde se queremos dar destaque à produção nacional. Esta plataforma pode ajudar os empresários portugueses a entrar no mercado chinês, de uma forma competitiva e mais eficiente.

 

Não estou sozinho nesta iniciativa. Com efeito, a CCPC-PME tem a honra de contar com vários parceiros, oriundos de diversas áreas, com um denominador comum: São pessoas que gostam da China e que compreendem como se deve desenvolver uma estrutura e trabalhar para o bem dos dois países.

 

Juntos, acreditamos que podemos contribuir para o desenvolvimento económico da comunidade e para o fortalecimento das relações entre Portugal e a China.

 

Y Ping Chow

Presidente do Conselho Executivo da CCPC-PME